terça-feira, 13 de julho de 2010

Projeto Rondon realiza Operação em Arari

Às 20h00 da noite de ontem (12), na sede do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) em Arari, foi realizada reunião de recepção de equipes do Projeto Rondon, que chegaram a Arari para realização de uma Operação do projeto, entre os dias 13 e 23 de julho, em nosso município. Segundo as equipes, operação é como é chamado o conjunto de ações desenvolvidas pelas equipes do Projeto Rondon.

O evento, que teve por objetivo acolher e conhecer mais de perto as equipes e ações a serem desenvolvidas, articular a estruturação e logística de trabalho, contou com a presença do prefeito Leão Santos e secretários parceiros, em um momento de acolhedor e informal.

As ações do projeto estão sendo desenvolvidas em Arari por meio de dois conjuntos de operações. O Conjunto A, composto por estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), executará oficinas e outras ações nas áreas de saúde e educação. O Conjunto B, constituído de estudantes e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IF Sudeste MG – Campus Rio Pombo) executará oficinas e outras iniciativas nas áreas de educação inclusiva, qualidade de voz e educomunicação.

Segundo Manuela Ilha Silva, estudante de Comunicação Social da UFSM e integrante do Conjunto A, “as ações do Projeto Rondon, diferente do passado em que se priorizavam ações de assistência em saúde, atualmente têm caráter multiplicador, partilhando e disseminando saberes, por meio de interação e integração entre as equipes e as comunidades onde o projeto atua”.

A Operação acontecerá na sede e na zona rural do município e beneficiará alunos, professores e, consequentemente, a comunidade local como um todo, dado o caráter multiplicador. Realizadas pelas duas equipes do Projeto Rondon, as atividades se darão em parceria com as secretarias de Comunicação, de Educação, Produção e Abastecimento, e de Saúde, além da Casa do Professor.
PROJETO RONDON - O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

Essa é a segunda vez que o projeto realiza operação em Arari. A primeira foi na década de 70, com ações específicas em assistência na área de saúde, de caráter curativo. Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas no portal do Ministério da Defesa: http://www.defesa.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o artigo lido.